Aprendendo o que é o LINUX



O que é o Linux?

Linux é um sistema operacional responsável pelo funcionamento de um computador para fazer a comunicação entre os hardwares como a impressora, monitor, mouse, teclado e etc. E também entre os softwares com aplicativos em geral. Um conjunto de kernel e junto com os demais programas nele, são basicamente responsáveis pela comunicação pelo qual consideramos um sistema operacional. O kernel é o que faz o Linux funcionar. Suas últimas atualizações são Linux 2.2, Linux 2.4 e Linux 2.6.

Para a contribuições do Linux há programas de sistemas e de aplicativos reunidos em um único CD-ROM. Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por sua distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em seu CD-ROM, dependendo assim, de acordo com o que os usuários precisam e necessitam.

Qual é a diferença entre o Linux e o Windows?

A maior diferença mais marcante entre Linux e Windows é o fato do Linux ser um sistema de código aberto, ou seja, foi desenvolvido por programadores voluntários espalhados pela internet e distribuído sob a licença pública chamada GPL. Já o Windows é praticamente um software proprietário,, ou seja, pode ser pago e pertence a uma empresa, a Microsoft. Ele não possui códigos de fonte disponível e, além disso, você ainda precisa comprar uma licença para usá-lo.

Com o Linux, você não paga! Basicamente não é crime fazer cópias para instalá-lo em outros computadores. A sua vantagem com o sistema de código aberto é que ele atende às necessidades de diferentes usuários, cujo suas correções se tornam muito mais rápidas, porque há programadores que voluntariamente querem fazê-lo melhor para o uso.

Os motivos de seu rápido crescimento está na compatibilidade com novos hardwares, na sua alta performance e na sua estabilidade. Porém o código de fonte aberto do Linux permite com que os usuários vejam como o sistema funciona, corrija algum problema ou faça alguma sugestão sobre sua melhoria.

Componentes do Linux

Uma distribuição Linux, com um conjunto de seus componentes, nada mais é que um kernel, programas escolhidos a dedo pela equipe que a desenvolve, ou seja, você usuário se caso for um programador. E cada distribuição do Linux possui suas particularidades para aqueles que usam este OS, dependendo da forma se instalar um software, interface de instalação do sistema operacional que apresenta o formato e as funções de um programa (A qual podemos chamar também de software), interface gráfica, suporte a hardwares, cujo são os que fazem os programas e aplicativos funcionarem. Então resta para os que usam o Linux definir que distribuição, ou software, atende melhor as suas necessidades.

 A interface gráfica do Linux
O sistema X-Window (sim! sem o "s"), também chamado de X, fornece o ambiente gráfico do Linux. Diferentemente do Macintosh e Windows, o X torna o gerenciador da interface visual em si num processo separado em que você pode escolher entre uma variedade de gerenciadores existentes para Linux o que melhor lhe convém ao teu gosto como Gnome, KDE, XFCE e etc.

Ubuntu Linux
Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares da atualidade e isso se deve ao fato dela se preocupar muito com o desktop, diferenciando-se assim do foco no desktop, além de sua forma de publicação de novas versões, que são lançadas a cada semestre.


Breve descrição sobre os comandos do Linux

A linha de comando é o método mais usado pelos administradores dos sistemas Linux, pois é o que oferece o maior número de possibilidades, além de ser o método mais rápido de fazer as coisas.


Share on Google Plus

Sobre Horizonte Virtual

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial