A internet é uma arma que não mata.
Na internet há uma expansão de informações e serviços espalhados em vários sites. Por isso, muitos querem aprender ou facilitar o seu dia a dia estando a maioria conectados para obter e suprir as suas necessidades de acordo com os seus objetivos.
Só que no meio de tanta facilidade ao usar a internet, infelizmente, há muitos espertalhões metidos a hackers e malandro querendo de um jeito ilegal ter mais facilidade na vida e obter mais vantagens do que os outros, seja em qualquer tipo de ambição. Embora a maioria das vítimas são os que tem poucos conhecimentos da informática.
Confira a extensão do site que entrar.
Um dos pontos que evita um usuário ter esses problemas é verificar a extensão do site, seja do seu banco ou de qualquer hospedagem na internet. Por exemplo, normalmente os domínios são "www.nomedosite .com.br", mas agora se você verificar que a URL está com um endereço diferente, então é o momento de desconfiar.
Um outro detalhe são os sites que tem .gov (de governos), .edu (instituições educacionais), ou até .mil (militar) precisam de uma autorização do governo para serem lançados ao ar, além de serem verificados para serem aceitos, cujo garante segurança. Agora já o .org, .net e .com, os mais comuns, podem ser comprados os seus domínios e hospedagens, mas que precisam ser conferidos mais a fundo.
Analise o nome do site.
Busque os nomes dos sites nem buscadores como o Google, leia o nome da URL inteira, menos o prefixo "https//:", cujo podem te dar uma boa opção o que os outros usuários comentam e falam sobre ele.
Pesquise sobre o autor e verifica a popularidade do site.
Ao pesquisar sobre o autor confira se ele apresenta ser real nas redes sociais, se aparece na web o que ele realmente faz e se há descrições sobre quem é ele (ou About), mas também em cima do que ele faz na internet.
Agora se o site tem muitos comentários, apresenta ter um bom tráfego e há mais elogios sobre os seus serviços e informações que apresenta. Sim pode apresentar ser cofiado.
O site faz parte de um portal?
O fato de um site estar associado a outros sites que tem uma boa reputação aumentam as chances do endereço ser confiável.
Jamais seja curioso.
Esse é um dos maiores problemas do ser humano, ser curioso. Não caia nessa armadilha de postagens em redes sociais com títulos e imagens chamativos, pois se quer quer saber sobre o assunto pesquise, mas não clique no link.
Não tenha preguiça de achar uma conexão segura.
O endereço web começa várias vezes com "https://" em vez do "http://", cuja a diferença está na letra “s”). Localize uma conexão segura na barra de endereço do seu navegador, porque faz muita diferença compará-lo.
Confira também a certificação do site que fica geralmente no canto direito da barra de navegação com uma cor verde é só clicar em cima do ícone para visualizar os certificados de segurança.
Todas as conexões seguras são usadas para criptografar as informações que são enviadas do seu computador para o site, isso dificulta os hackers de tentar enganar os usuários.
Todas as conexões seguras são usadas para criptografar as informações que são enviadas do seu computador para o site, isso dificulta os hackers de tentar enganar os usuários.
Analise se o site oferece certificado de segurança.
Todas as organizações tem um certificado de segurança que é exibido na forma de uma imagem dentro do site para apresentará que o site é oficial na internet.
Os sites falsos podem até colocar imagem falsa de confiança, mas para não cair nessa clica na imagem do site da organização para confirmar se existem credenciais válidas.
Links por e-mail, evite.
Sabemos que todos os dias recebemos e-mails, até desnecessários, que em partes são bons, mas nem todos são confiados, porque uns podem virar spam que podem levá-lo para um caminho errado.
O Web of Trust (WOT) é um plugin gratuito compatível com os principais navegadores da internet que veta resultados de busca antes mesmo que você clique neles.
0 comentários:
Postar um comentário